1) Descreva as etapas do método científico? Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão
Investigar e identificar o problema em termos específicos.
Estudos de intervenientes que podes aplicar
Experiência de forma controlada sem porem em riscos os valores éticos e moral.
2) Justifique a impossibilidade de utilização do método experimental nas ciências sociais? 3"O método científico é um processo que não tem fim". Comente? Algumas das características do método científico (é aberto e falível) mostram que o processo nunca tem fim. Nós podemos chegar a uma conclusão com método científico e esta pode de seguida em causa por outra pessoa. Isto demonstra que o método científico nunca tem fim, pode estar sujeito a novas e constantes alterações. 4) Descreva as técnicas de recolha de dados mais frequentemente utilizados em sociologia?
Observações directas e indirectas
Observações activas e inactivas.
Questionários e entrevistas
6 Distinga uma atitude ideológica de uma atitude científica A atitude científica distingue-se da atitude ideológica pelo facto de estudar a realidade de forma objectiva, procurando determinar causas e relações entre os fenómenos, ao contrário da atitude ideológica que define juízos de valor relativamente ao objecto em estudo. A atitude ideológica é subjectiva ao contrário da científica, porque apresenta factos apelando a ideias pessoais e à consciência pessoal. 5) Explicite as diferentes etapas da "análise temática e categoria Na análise temática é preciso destacar um assunto, é comparar acções, para ver se existe um conceito que os torne único. Quando temos temas diferentes, é preciso estabelecer estudo, de relação e entre os dados obtidos vai dar sentido à interpretação. A categoria é uma forma de pensamento influência indirecta da realidade
7) Distinga conhecimento científico de conhecimento vulgar? Grande parte do nosso conhecimento da natureza e dos seres humanos não é científico e, na verdade, surgiu muito antes da ciência ou mesmo da própria civilização. O senso comum consiste em crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de geração em geração de uma forma essencialmente acrítica. Além disso, o conhecimento de senso comum tende a reflectir as necessidades humanas mais imediatas, ou seja, tem um carácter acentuadamente prático.
Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão
- Investigar e identificar o problema em termos específicos.
- Estudos de intervenientes que podes aplicar
- Experiência de forma controlada sem porem em riscos os valores éticos e moral.
2) Justifique a impossibilidade de utilização do método experimental nas ciências sociais?3"O método científico é um processo que não tem fim". Comente?
Algumas das características do método científico (é aberto e falível) mostram que o processo nunca tem fim. Nós podemos chegar a uma conclusão com método científico e esta pode de seguida em causa por outra pessoa. Isto demonstra que o método científico nunca tem fim, pode estar sujeito a novas e constantes alterações.
4) Descreva as técnicas de recolha de dados mais frequentemente utilizados em sociologia?
- Observações directas e indirectas
- Observações activas e inactivas.
- Questionários e entrevistas
6 Distinga uma atitude ideológica de uma atitude científicaA atitude científica distingue-se da atitude ideológica pelo facto de estudar a realidade de forma objectiva, procurando determinar causas e relações entre os fenómenos, ao contrário da atitude ideológica que define juízos de valor relativamente ao objecto em estudo. A atitude ideológica é subjectiva ao contrário da científica, porque apresenta factos apelando a ideias pessoais e à consciência pessoal.
5) Explicite as diferentes etapas da "análise temática e categoria
Na análise temática é preciso destacar um assunto, é comparar acções, para ver se existe um conceito que os torne único.
Quando temos temas diferentes, é preciso estabelecer estudo, de relação e entre os dados obtidos vai dar sentido à interpretação. A categoria é uma forma de pensamento influência indirecta da realidade
7) Distinga conhecimento científico de conhecimento vulgar?
Grande parte do nosso conhecimento da natureza e dos seres humanos não é científico e, na verdade, surgiu muito antes da ciência ou mesmo da própria civilização.
O senso comum consiste em crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de geração em geração de uma forma essencialmente acrítica. Além disso, o conhecimento de senso comum tende a reflectir as necessidades humanas mais imediatas, ou seja, tem um carácter acentuadamente prático.
Lucilio Montero